Ontem, dia 27 de Maio de 2012, estivemos em Cotia-SP prestigiando a final do campeonato paulista de Agility. Um evento maravilhoso que todos aqueles que gostam de cães deveriam conhecer!

A nossa dupla participante não estreou com troféu, mas se apresentou com brilhantismo. A mascote Gaia e nosso consultor Huber estão de parabéns pela performance!

 

agility paulista cachorro exercicio huber gaia

 

agility paulista cachorro exercicio huber gaia

 

O nosso professor Tiago, no entanto, foi tricampeão paulista de Agility com o Happy, paciente da Flor de Lótus Acupuntura Veterinária e estão de parabéns por mais essa conquista!

 

agility paulista cachorro exercicio thiago happy

 

Como os cavalos de hipismo e provas de turfe, os cães de agility estão sujeitos a lesões e desgastes pelas séries seguidas de treinos e exercícios. Afinal de contas são tão esportistas quanto! E por isso a acupuntura já está sendo utilizada em todas essas áreas do esporte para benefício dos próprios animais.

Esportista como é, o Happy faz suas sessões de Acupuntura visando reduzir possíveis lesões, melhorando sua condição física e auxiliando a sua recuperação após os esforços dos treinos. A acupuntura pode ser um tratamento preventivo e não apenas curativo!

Agora um pouquinho da história desse esporte…

O Agility foi criado em meados de 1980, na Inglaterra, para os visitantes do Crufts Dog Show, uma famosa exposição de cães Europeia.

O que inicialmente era apenas uma atração para o público hoje é um esporte feito por cães e seus amigos homens!

O esporte é baseado em provas hípicas e consiste em fazer o cão percorrer um circuito de obstáculos em pouco tempo e com poucas ou nenhuma falta. O percurso é conhecido apenas no dia das provas, mas o treino das duplas é realizado o maior número de vezes durante as semanas.

Ao contrário do que muitos pensam a conquista do podium depende tanto do cão quanto do seu treinador humano, pois os movimentos, a sequência de obstáculos e a velocidade são todos ditados pela leitura que o animal faz dos gestos do seu melhor amigo.

São necessários alguns itens para ser um bom “Agiliteiro”, e o primeiro e mais importante deles é: Amar os cães! É um esporte sério, mas antes de tudo é uma atividade para ser curtida entre o homem e seu amigo peludo.

O condutor faz o reconhecimento de pista, decora a sequência de aparelhos e, no momento da prova, leva o animal até os obstáculos de maneira que ele siga a sequência correta de obstáculos, faça as passagens corretas e faça o percurso no menor tempo e sem faltas. Aqui o que conta mais é a habilidade! Tanto do animal quanto do seu companheiro humano.

Nesse esporte as atividades física e mental são feitas em conjunto com seu cão, reduzindo o estresse do dia-a-dia, melhorando a parte cardiopulmonar e a condição física de ambos, e unindo ainda mais os amigos.

O Agility pode ser praticado por qualquer tipo e raça de cão e por qualquer pessoa, inclusive os sem pedigree! E melhor sem limite de idade e forma física!

Novas provas de Agility serão anunciadas na nossa página oficial no facebook (facebook.com/FlordeLotusAcupuntura) e twitter (@flordelotusvet)!

Uma ótima semana!

 

Referências:

http://www.agilitybr.com.br

http://www.parquecanino.com.br/

http://agilitynet.co.uk/history/history_contents.htm